Casan adota providências para resolver problemas no Poço de Visita em frente da Vere Pizza

Esgoto estava jorrando do Ponto de Visita, indo para a rede pluvial e poluindo a Praia do Abraão

Uma equipe da Casan esteve no local nesta segunda-feira pela manhã (19), mais uma vez, e retirou material que provocava a obstrução da tubulação. Como o problema tem sido recorrente, os técnicos fizeram uma avaliação da rede e observaram que há uma situação que está favorecendo esse acúmulo e que necessita de uma intervenção mais definitiva (estrutural) para evitar a concentração de material nesse ponto. O serviço está encaminhado e será executado entre esta semana e a próxima. 

Como o material – plásticos, panos, etc – não deveria estar na rede de esgotos, a Casan enviou uma série de dicas sobre uso adequado do sistema público de esgotamento sanitário.

Não se esqueça: o Se Liga na Rede está no Abraão e pode dar importantes orientações sobre a correta ligação à rede de esgoto (inspeção pode ser agendada pelo whats 98821-6499 ou pessoalmente no salão de festa da Igreja Senhor Bom Jesus)

Rede de esgotos: dicas da Casan para uso adequado

– Não descarte lixo no vaso sanitário, nem mesmo papel higiênico. Nos países em que se permite o descarte no vaso, os papeis são projetados para se desmancharem na água. No Brasil a maioria das marcas não se desmancha facilmente e por esse motivo as tubulações podem entupir. Absorventes, plásticos, cabelos, cigarros e papéis, entre outros materiais, também causam o entupimento das redes de esgoto e ainda comprometem o bom funcionamento das estações de tratamento.

– Mantenha os ralos de chuveiro, pia e tanque sempre limpos, assim material sólido não será levado para o sistema de esgoto.

– Não despeje óleo de fritura na pia, pois a gordura fica sólida quando esfria, causando obstrução da rede de coleta.

– Recolha o resto de óleo de cozinha em recipientes descartáveis e entregue em pontos de coleta para reciclagem.

– Em residências, verifique periodicamente a caixa de gordura, e se houver muito material incrustado, providencie a limpeza. Em geral, a retirada da parte sólida deve ser realizada a cada seis meses e de forma manual (com auxílio de pequenas pás ou colher), mas esse período pode variar de acordo com os hábitos alimentares da família. O resíduo sólido deve ser descartado no lixo comum, em sacos plásticos.

– Em prédios, bares e restaurantes a limpeza da caixa de gordura precisa ser feita com muito mais frequência, e pode ocorrer mensalmente, semanalmente ou até diariamente, variando em função da quantidade e do tipo de alimento que o estabelecimento produz (em caso de lanchonetes e restaurantes).

– Nunca ligue calhas e ralos que recebem água da chuva na rede de esgotos. Nem a rede de coleta, nem a estação de tratamento, são dimensionadas para receber essa água. Esse tipo de ligação sobrecarrega o sistema, pode causar rompimentos e retorno do esgoto para as ruas ou até mesmo para dentro dos imóveis. A água da chuva também sobrecarrega e compromete o funcionamento das estações de tratamento, que são dimensionadas para receber exclusivamente esgoto.

– Direcione a água do tanque e da lavanderia para o sistema de esgoto, jamais para áreas a céu aberto.

– Nunca despeje líquidos inflamáveis como querosene, gasolina e solventes na rede de esgotos, pois isso pode causar explosões.

– Não retire a tampa dos poços de visitas para escoar a água da chuva. Além de ser um ato de vandalismo, prejudica o serviço público de coleta e tratamento de esgoto e também pode causar acidentes.  

– Evite plantar árvores próximas às tubulações de esgoto, pois as raízes podem causar danos à rede.

Leave A Comment