Conheça como foi a construção dos ranchos de pescadores do Abraão

 

Imagem mostra morador Adriano dos Santos ainda criança (ele é o menino loiro), tendo em segundo plano a obra dos ranchos  

Servidão José Amaro Ouriques teve que ser alargada para garantir a passagem de veículos

Uma foto, enviada pelo morador Adriano dos Santos, despertou a curiosidade do Blog do Abraão, que falou com moradores para saber mais sobre a história da construção dos ranchos de pescadores.

A inauguração aconteceu em 1992, durante a administração do prefeito Bulcão Vianna. Mas toda a elaboração e início do projeto coube ao ex-prefeito Edison Andrino, que comandou o executivo municipal de 1986 a 1988.

“Ele esteve reunido com os pescadores várias vezes, algumas na minha casa, para definir exatamente quais eram as nossas necessidades”, conta o “seu” Amilton, proprietário da peixaria que leva o seu nome.

Você sabia que foi preciso fazer um aterro?

As obras não foram nada simples. Foi necessário alargar a Servidão José Amaro Ouriques, para permitir o acesso de veículos e caminhões à orla. Também foi feito um aterro na ponta esquerda da praia, sobre o qual foram construídos os ranchos. “O mar antes vinha praticamente até a entrada das casas”, afirma o pescador Elias José Ouriques, que era garoto naquela época. Bem mais tarde, foi feito outro aterro, que se estendeu por toda a orla.

Ex-prefeito Edison Andrino tem uma ligação forte com o bairro. Na foto, com o Barriga, numa festa da AMBA (2010)

Reivindicação antiga

De acordo com Andrino, os ranchos eram uma reivindicação antiga dos pescadores. “Todo o projeto contou com a participação da Associação de Moradores (AMBA), presidida pelo senhor Abílio”, lembra-se.

VOCÊ TEM FOTOS ANTIGAS DOS RANCHOS OU OUTRAS INFORMAÇÕES SOBRE A CONSTRUÇÃO? SE TIVER, MANDE PARA O BLOG.

A memória do Abraão agradece!

Leave A Comment