Dia 22, quarta-feira, Epagri oferece curso gratuito on line sobre PANC

Como usar ora-pro-nóbis, conhecida como carne vegetal devido ao SEU alto teor de proteínas,  hibisco, aroeira, erva-baleeira, moringa, língua-de-vaca, azedinha, picão-preto e outras Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)?

Interessado? Um curso gratuito da Epagri vai ensinar como identificar e utilizar essas plantas para aproveitar todo o sabor e os benefícios nutricionais que elas oferecem.  A  capacitação  é aberta a agricultores, pescadores, maricultores, técnicos e interessados no tema.

Será dia 22, às 14 horas.

Os participantes irão aprender sobre conceito de PANC, identificação, cultivo e uso de três tipos de PANC, o potencial dessas plantas para promover a soberania e a segurança alimentar e nutricional, além de noções de ergonomia na horta e na cozinha. “Falaremos sobre plantas e partes de plantas não convencionais disponíveis em Santa Catarina e outros locais nesta época do ano”, explica uma das palestrantes Cristina Ramos Callegari, extensionista social e nutricionista da Epagri. 

Reforço nutricional

As PANC podem ser aliadas de uma boa alimentação. Segundo a nutricionista, algumas PANC que ajudam a reforçar a imunidade são: almeirão de árvore (Lactuca canadensis L.), azedinha (Rumex acetosa L.), beldroega (Portulaca oleracea L.), bertalha (Basella alba L./Basella rubra L.), ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), picão-preto (Bidens pilosa L.) e taioba (Xanthosama taioba).

Como participar da oficina

A oficina será transmitida neste link. Para obter certificado, é preciso se inscrever enviando mensagem para o e-mail (martacorreia@epagri.sc.gov.br) ou para o celular (48) 99912 3633 e registrar presença no formulário que será disponibilizado durante o curso.

Mais informaçõescristinaramos@epagri.sc.gov.brmartacorreia@epagri.sc.gov.br ou (48) 99912 3633.

CONFIRA QUATRO RECEITAS COM PANC

PÃO COM ORA-PRO-NÓBIS

Ingredientes:

1kg de farinha de trigo branca

300ml de leite morno

150ml de água de morna

100g de folhas verdes de ora-pro-nóbis 

3 gemas (fora da geladeira)

5 colheres (sopa) de manteiga

1 e ½ colher (sopa) de fermento biológico seco

6 colheres (sopa) de açúcar

½ colher (sopa) de sal

Modo de preparo:

Misturar os ingredientes secos (farinhas, fermento, açúcar e sal) em uma bacia. Triturar as folhas de ora-pro-nóbis com os 100ml de água morna, acrescentando o leite morno, a manteiga e as gemas. Juntar aos ingredientes secos e amassar bem até formar uma massa homogênea. Abrir a massa com rolo, rechear a seu gosto, dividir em cinco porções iguais e colocar em forma redonda com furo. Deixar  crescer. Pincelar com ovo batido e óleo e levar ao forno para assar. Ao retirar do forno, pincelar a superfície do pão com água doce, para evitar o ressecamento da casca.

 – Receita desenvolvida pela equipe de instrutores do curso de panificação nutracêutica do Centro de Treinamento de Itajaí (Epagri/Cetrei).

PESTO DE CAPUCHINHA

Ingredientes

100g de capuchinha (flores e folhas)

100g de castanha de caju

1 dente de alho

100g de queijo parmesão ralado

Azeite de oliva extra virgem

Modo de preparo

Coloque todos os ingredientes no liquidificador com ½ xícara de azeite de oliva. Bata no modo pulsar e vá acrescentando azeite de oliva aos poucos. Quando todos os ingredientes estiverem bem misturados, bata no modo normal do liquidificador. A castanha de caju pode ser substituída por nozes, amendoins, amêndoas ou sementes de girassol.

HAMBÚRGUER DE ORA-PRO-NÓBIS

 Ingredientes:

● 75 ml de azeite

● 1 cebola

● 3 dentes de alho

● 50 g de gengibre ralado

● 200 g de lentilha

● 100 g de batata ou aipim

● 80 g de gergelim

● 75 g de folhas de ora-pro-nóbis (lavadas e higienizadas)

● 1 ovo

● Sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:

Cozinhe as lentilhas na panela de pressão por 15 a 20 minutos. Asse as batatas com casca (ou aipim descascado) e um dente de alho, tudo regado com azeite, sal e pimenta, em forno médio, coberto com papel alumínio. Depois de assado amasse com um garfo. Em uma panela, doure a cebola no azeite com o restante do alho e o gengibre ralado. Junte as folhas de ora-pro-nóbis higienizadas e a lentilha cozida. Deixe esfriar e processe em multiprocessador ou liquidificador. Misture o gergelim e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Acrescente o ovo e a batata ou aipim amassado aos poucos, até obter uma massa homogênea. Com as mãos molhadas em água para não grudar, forme discos em formato de hambúrguer e leve ao refrigerador. Numa frigideira untada com azeite doure os hambúrgueres de ambos os lados.

MASSA DE PANQUECA COM FOLHAS ORA-PRO-NÓBIS

Ingredientes:
  •  2 xícaras (chá) de leite ou água
  •  2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  •  2 ovos
  •  2 colheres de manteiga ou margarina
  •  12 folhas de ora-pro-nóbis  frescas
  •  Sal a gosto

Modo de preparo:

Lave as folhas do ora-pro-nóbis, deixe escorrer. Coloque as folhas no liquidificador, acrescente o leite ou a áuga e triture por alguns segundos. Acrescente os ovos, a manteiga, o sal e vá juntando a farinha de trigo. Bata bem. Unte com um fio de óleo, uma panquequeira ou frigideira pequena, frite os discos de panqueca. Recheie a gosto, cubra com molho de tomates ou molho branco, se preferir. Leve ao forno para aquecer.

Fonte e fotos: Epagri

Leave A Comment