R$ 10 milhões de investimento: conheça os planos do novo secretário do Continente
Uma secretaria mais forte, presente e com recursos para atender às necessidades de melhoria da região continental de Florianópolis. Esta é a promessa do novo titular da Secretaria do Continente, João Paulo Borges Paixão, que tomou posse há pouco mais de um mês.
À primeira vista, é difícil acreditar, mas a intenção é investir cerca de R$ 10 milhões até o final de 2024. Recursos que serão empregados em obras como pavimentação, drenagem e manutenção e revitalização de áreas de lazer, bem como para equacionar demandas que, mesmo pequenas, afetam diretamente a qualidade de vida dos moradores, a exemplo da pavimentação com lajotas do caminho ao lado da Harley-Davidson, no Abraão.
Mas de onde virão estes recursos?
De acordo com o secretário, por meio de duas fontes. Em primeiro lugar, a pasta ganhou mais autonomia no direcionamento dos recursos previstos em contratos firmados pela Secretaria da Infraestrutura com empresas terceirizadas, aí incluídos investimentos em drenagem, pavimentação e tapa-buracos.
Caberá agora à Secretaria definir de que forma as verbas serão alocadas. “Vamos ser o gestor desses valores”, afirma o secretário João Paulo Borges Paixão.
“As decisões precisam estar concentradas no órgão que está responsável pela região e próximo dos problemas”, observa.
Para conhecer as demandas dos moradores, o secretário vem agendando reuniões com as associações de moradores dos 11 bairros que integram a região continental, onde vivem quase 150 mil pessoas. Já estiveram na secretaria representantes do Jardim Atlântico, Bom Abrigo e Coqueiros.
A segunda fonte de recursos virá de financiamento contratado pela Prefeitura de Florianópolis com o Banco do Brasil há cerca de quatro meses. Uma parcela desta soma caberá ao Continente e será utilizada para a manutenção de praças, parques, bosques e áreas de lazer, bem como para a implantação de novos espaços, como as praças das Bananeiras e das Palmeiras Verdes, ambas no Monte Cristo.
Outra novidade, segundo Paixão, é que a Secretaria agora conta com um contrato para o uso de caminhões hidrojato, que serão utilizados no combate aos alagamentos causados pelo excesso de chuvas.
Banheiros
O Secretário também garantiu que finalmente serão reabertos os banheiros no Parque do Abraão, que foram fechados no começo da revitalização do espaço e continuaram lacrados mesmo depois da entrega da obra, em março deste ano.
Saiba Mais
- Praça dos Cachorros, em Coqueiros: prevista a instalação de um espaço com brinquedos para os pets, similar ao que hoje é oferecido às crianças, e de uma cerca para evitar que os patudos saiam para a rua em frente à área.
- Manutenção e limpeza de áreas de lazer: será reforçada com a utilização do efetivo da própria secretaria, da Comcap e dos apenados do sistema prisional do Estado.
- Bom Abrigo: conclusão este mês da revitalização da orla, com a troca do deck da área direita da praia.
- Praias: limpeza de todas as praias, com três equipes formadas por apenados do sistema prisional. Já foram executados estes serviços nas praias do Meio e da Saudade.
- Quiosques do Parque do Abraão: licitação encontra-se em fase final de análise e deve ser publicada brevemente. Enquanto isso, serão colocadas grades para evitar a depredação da construção.
- Caminho ao lado da Harley-Davidson: retirada do pó de brita que foi parcialmente colocado e que dificultava o deslocamento de pessoas com deficiência. No lugar serão colocadas lajotas.
- Orla de Coqueiros: Pintura dos decks.
- Vila Aparecida: revitalização da área de lazer atrás do Centro Comunitário, aí incluídos banheiros, brinquedos e outros equipamentos.
- Parques, praças e locais de lazer: estão sendo executadas melhorias em 12 áreas, a exemplo do Bosque Pedro Medeiros.
- Parque Ilha das Conchas, no Abraão: passará a contar com limpeza semanal.
Nenhum comentário ainda!