Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Aposentadoria e envelhecimento ativo

25 de fevereiro de 2024
3
0

A vida é uma constância de ciclos. Eternos começos e recomeços. E não é diferente nas relações de trabalho. A partir de uma certa idade, começamos a pensar em aproveitar nossa vida a partir de um novo olhar. Essa nova lente de vida é a esperada APOSENTADORIA.

Do latim “pausare”, a palavra “aposentadoria” indica o momento de “parar”, “descansar”, o ato ou efeito de jubilação. Para o dicionário Michaelis, aposentadoria é “o estado de inatividade daquele que se aposentou com determinado vencimento ao fim de certo tempo de serviço. Um direito que o empregado adquire, depois de certo número de anos de atividade ou por invalidez laboral, de retirar-se do serviço, recebendo uma remuneração mensal integral ou parcial.” Entendo que a aposentadoria não significa ficar paralisado. A pessoa aposentada pode e deve caminhar em novas direções, dedicando-se a atividades diversas e exercendo funções sociais relevantes que possam trazer benefícios para si próprio e para as pessoas ao seu redor.

Sua experiência de vida, de uma riqueza ímpar, poderá inspirar outras pessoas que estão ao seu redor, não importando a idade ou os conhecimentos vividos. Estamos vivendo um período no qual a longevidade é o cenário mais concreto que temos. Por isso, viver mais e com qualidade e bem-estar é nosso direito e também nosso dever.

E você deve estar pensando… mas que idade a Lisângela tem para estar escrevendo sobre isso? Tenho 51 anos. Mas aprendi que desde que nascemos, envelhecemos e precisamos cotidianamente pensar na nossa qualidade de vida na velhice.

Tive uma experiência riquíssima de vida quando atuei como gestora de projetos de envelhecimento ativo. Convivi com pessoas a partir de 60 anos, que nos ensinavam que devemos viver o hoje, ou melhor, o agora. E a dádiva da vida é compartilhar: sorrisos, ensinamentos, experiências.

Então, me conta: você está prestes a se aposentar ou está no começo da aposentadoria? Se sim, aqui vão algumas dicas para você refletir:

☀️ Desfrute desta fase da vida, organizando os aspectos psicológicos, financeiros e legais da sua aposentadoria.

☀️ Cuide da sua qualidade de vida com novos projetos e novas perspectivas.

Tenho presenciado, por meio de mentoria de preparação para aposentadoria, várias histórias lindas. Nosso programa contempla sessões de 1 hora, e o participante seleciona os temas de seu interesse para montar sua travessia de autoconhecimento para esta fase tão especial. Desde temas que incentivam o resgate da valorização dos marcos históricos e do propósito pessoal e profissional a desenhar, por meio de ações, estratégias de autodesenvolvimento para o desenvolvimento da Competência Pessoal e Competência Social.

Esse processo de transição pós-carreira gera várias reflexões. Por isso, elaborar ações para a gestão do tempo livre por meio de empreendedorismo e voluntariado são possibilidades que o participante poderá escolher para este momento.

O Envelhecimento ativo, Relacionamento e Vida Social trazem autoconsciência e abertura de perspectivas e novas possibilidades para viver essa etapa de vida de forma saudável. Cuidar da saúde física e emocional é muito importante para uma vida ainda mais tranquila e feliz.

Quer trocar ideias sobre este assunto? Então envie uma mensagem pelo whatsapp telefone (51) 99739-9149.

Foto: Pixabay

Lisângela Antonini

Mentora vocacionada em transformação pessoal e organizacional. É pedagoga, Mestre em Administração e Doutorado em Gestão e Negócios. Empreendedora no bairro Coqueiros (Opte Vida Saudável e Consultoria de Negócios).

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]