A Ponte Hercílio Luz: ligação entre dois mundos
Em um domingo ensolarado de 2023, decidi caminhar sem rumo pela Beira Mar Norte. Após anos de sedentarismo, senti que era hora de deixar a preguiça de lado e me exercitar. Foi então que avistei a Ponte Hercílio Luz, que não atravessava desde que foi fechada há 35 anos.
Ao me aproximar da Velha Nova Ponte, percebi que sua beleza era ainda maior do que eu lembrava. Construída em 1926, foi durante décadas a principal ligação entre a ilha e o continente, permitindo o desenvolvimento do comércio, indústria e turismo da região. Com sua estrutura metálica e arco de 339 metros de comprimento, a ponte tornou-se a maior ponte pênsil do mundo na época de sua construção.
Foto Leonardo Souza / PMF
Desde a primeira vez que atravessei a ponte, em um Corcel II branco, tremendo ao som do balangar dos pranchões sob o peso dos veículos, muita coisa mudou. As dinâmicas sociais entre a ilha e o continente evoluíram, e hoje a Ponte Hercílio Luz é um dos pontos turísticos mais visitados de Florianópolis. Para mim, é um monumento único pela sua arquitetura singular, com suas torres de ferro tão altas que parecem tocar o céu.
A Velha Senhora é mais do que uma estrutura física que conecta dois pontos distintos. É um elo de ligação entre mundos diferentes, que traz consigo uma carga simbólica e histórica muito relevante. Representa um importante marco de desenvolvimento e integração, que tem evoluído ao longo do tempo.
Inicialmente, a ponte pode ter sido vista como uma solução para melhorar a acessibilidade à ilha. No entanto, à medida que o tempo passou, tornou-se um símbolo de conexão entre a ilha e o continente, uma união de culturas, tradições e histórias. Essa evolução do significado da ponte é um exemplo de como a infraestrutura pode ir além de sua função primordial e se tornar um elemento de grande importância na construção da identidade de um lugar e de suas relações com o mundo exterior.
Atravessar a Ponte Hercílio Luz é uma experiência única e inspiradora. É como se a ponte guardasse a história e a evolução de Florianópolis. Com certeza, um lugar que vale a pena visitar e conhecer mais de perto.
Nenhum comentário ainda!