Carnaval: um roteiro para se divertir no Continente
O Blog do Abraão preparou um guia para os foliões aproveitarem todos os eventos programados na região continental de Florianópolis.
Este ano, ao contrário de 2023, a folia vai invadir as ruas. São 11 blocos confirmados, sendo que um deles já se apresentou, o Podx ZIX, dia 4, na Av. Beiramar Continental (Estreito).
DOMINGO / DIA 11
CIRCUITO COQUEIROS
Será necessário fôlego para aproveitar as atrações programadas por três blocos da região.
A Bruxa tá Solta – O início da festa é às 13h30 horas, com concentração no estacionamento do antigo Trintão, na Praia da Saudade. Após o aquecimento, os participantes começam, às 14 horas, a fazer um percurso pela orla de Coqueiros, passando pela Praia do Meio e chegando a Itaguaçu, com direito a uma parada para confraternização. O destino final é a Praia das Palmeiras, mais precisamente o gastrobar Jardim das Bruxas 410.
Atrações: Músicos de escolas de samba vão se alternar ao microfone, e está garantida a presença do puxador da Acadêmicos do Sul da Ilha, Tiago Pichain. Um grupo de batuqueiros acompanha o bloco.
Frase: “Nossa intenção é retomar o clima alegre e festivo dos carnavais do passado, contando com a bela vista da orla” – Rafael Castells, representante do bloco.
Bloco da Bernunça – Das 15 às 20 horas, na Praça da Praia do Meio. Bastante tradicional, tem como foco as famílias, principalmente as crianças, que se encantam com a apresentação do Boi de Mamão e a bernunça gigante. Som mecânico. Tendas vendem bebidas e alimentos. Será o primeiro carnaval do bloco depois da revitalização da Praça do Meio.
Bloco Magia das Bruxas – retorno do tradicional carnaval de rua de Itaguaçu, que não acontecia há vários anos. A festa se estende das 14 às 22 horas em frente ao bar Refúgio. Parte da rua será fechada ao trânsito.
Atrações: Concurso de fantasias infantil masculino e feminino, com entrega de troféus (inscrições no local); corte momesca do carnaval de Florianópolis; som mecânico até as 18 horas e, depois, música com as bandas Banda Cabaret em Veneza e Clube do Samba.
Frase: “Nosso objetivo é resgatar antigos carnavais realizados na praia de Itaguaçu, com toda a magia que envolve o local”. Paulinho Rodrigues, um dos organizadores.
MONTE CRISTO
Bom Dia Monte Cristo – Das 13 às 19 horas, na Praça do Panorama, com desfile ao redor do condomínio. O evento é aberto a toda comunidade, mas a aquisição do abadá dá direito ao open bar (cerveja e batidas), das 13 às 15 horas. Quem quiser pode trazer cooler com bebidas em lata ou recipiente plástico. Haverá venda de pastéis, salgados e espetinho.
Atrações: Show de bateria com vários integrantes de escolas de samba e, na sequência, banda de pagode do cantor Vivinho. Com inspiração nas escolas de samba, haverá uma corte momesca, com rei, rainha, casal cidadã e cidadão samba, entre outros.
“Nosso carnaval é inspirado nas escolas de samba, para que moradores que não podem ir à Nego Quirido sintam um pouco da magia da passarela dentro da comunidade”. Samira Abel, presidente do Bloco.
BALNEÁRIO
Bloco da ARCEB – Depois de três anos sem sair, o tradicional carnaval promovido pela Associação Recreativa, Cultural e de Esportes do Balneário (ARCEB) está de volta à Praça Renato Ramos, no Balneário.
Atrações: Das 16 às 18 horas, som da bateria e cavaco, com músicos de escolas de samba e do bairro. Das 19 às 22 horas, marchinhas de carnaval. Haverá venda de cerveja e alimento, como espetinhos.
Frase: “Oferecemos um carnaval tranquilo, para quem quer encontrar amigos, tomar uma cerveja gelada e se divertir”. Sandro José de Melo, presidente.
ESTREITO
BLOCO DA ABECL – Das 16 às 22 horas, a Associação Balneário Esporte, Cultura e Lazer promove carnaval aberto a todos os moradores em sua sede, localizada defronte às quadras de beach tennis, na Beiramar Continental (Estreito).
Atrações: Marchinhas de carnaval com a Banda do Odi. Recreação e bailezinho infantil. Haverá tendas de cachorro-quente, bebidas e acessórios para o carnaval.
“O bloco foi criado o ano passado, mas as pessoas à frente dele têm experiência de anos em outras associações”. Jette Gainete Filho, presidente.
SAPÉ
Bloco do Sapé – Tem uma característica única, resultado da constatação de que praticamente 90% do público tinha suas raízes na região nordeste. Com isso, optou-se por priorizar a música de lá, tocando axé, forró e outras manifestações musicais.
SEGUNDA-FEIRA / 12 DE FEVEREIRO
ABRAÃO
Bloco Abraão Alas – Criado em 2022 pela Associação Recreativa e Cultural do Bairro Abraão (ARCBA), o bloco vai para a rua pela primeira vez. A festa começa às 17 horas, com concentração na orla, próximo aos ranchos de pesca. Às 18 horas, sairá em direção à Rua João Meirelles, percorrendo o bairro. A festa conta com o apoio de comerciantes locais.
Atrações: Música ao vivo com a banda Carapeva.
MONTE CRISTO
TRIO ELÉTRICO – A Banda Calibra agitará os foliões tocando marchinhas, das 17 às 19 horas.
TERÇA-FEIRA / 13 DE FEVEREIRO
CAPOEIRAS
Bloco Pombo Rosa – o grupo nasceu no tradicional Bar do Alaudi em 2008. Como foi criado no mês de outubro, os idealizadores optaram por colocar a palavra “rosa” no nome, por conta da campanha pela prevenção do câncer de mama. Adicionaram o “pombo” numa alusão à paz. Este ano, a rua em frente do estabelecimento ficará fechada para os carros e aberta aos foliões, das 12 às 22 horas.
Atrações: Som mecânico, venda de cachorro-quente, salgados e bebidas. Côrte com rei, rainha, mestre-sala e musa do bloco.
Frase: “Estamos saindo com força total. A prefeitura ajudou e a comunidade está mobilizada”. Cláudia Cássia Campos, presidente.
COQUEIROS
TRIO ELÉTRICO – no Parque de Coqueiros, a Banda Calibra agitará os foliões tocando marchinhas, das 17 às 19 horas.
Nenhum comentário ainda!