Mentoria: uma trilha contínua para a busca da SUA verdade
Na constante busca do autodesenvolvimento, me deparei com uma literatura deliciosa sugerida na disciplina de Coaching e Mentoring do #DoutoradoemGestãoemNegócios que estou cursando. O livro “O Cavaleiro preso na armadura” de Robert Fisher (1990) nos inspira a refletirmos sobre os obstáculos que nós mesmos criamos para a nossa evolução.

A figura em destaque neste artigo foi uma das muitas reflexões que fiz quando realizei a leitura deste maravilhoso conto. A oportunidade de imersão nos nossos valores e o resgate de temas tão preciosos para a nossa vida me fizeram compreender que o autoconhecimento está diretamente ligado à felicidade e ao desejo de busca de desafios.
Instigar um processo de transição do estado atual (presente) ao estado desejado (futuro), quando paramos para planejar novas ações, nos abre perspectivas para ampliação do foco de atuação e, principalmente, a retomada de condutas e objetivos que, por vezes, deixamos esquecidos.
Tenho acompanhado alguns processos de desenvolvimento pessoal e profissional de pessoas e empresas ao longo da minha experiência e percebo que qualquer movimento de autoconhecimento começa pela atitude de se colocar em movimento. Tudo fica mais fácil, quando estamos abertos a imersões de autoconhecimento dos nossos próprios valores, crenças e perspectivas. Tenho trabalhado fortemente sobre propósito de vida ou organizacional. O que me move? Quais os impactos que desejo promover na minha vida e na comunidade onde convivo?
Diante destas reflexões, tenho me deparado com diversas situações e tenho auxiliado algumas pessoas e empresas a desenharem seus propósitos por meio de mentorias individualizadas.
Você deve estar se perguntando: mas o que vem a ser uma mentoria?
Mentoria é um processo orientado por um profissional qualificado que possui experiência ou vivência no tema em questão e auxilia o mentorado, por meio de técnicas de reflexão e mediação, a promover ações que favoreçam o autoconhecimento e projeções de futuro.
O processo de mentoria é muito personalizado e dinâmico, pois as expectativas, necessidades e conquistas levam em consideração a participação ativa do participante com base nos seus objetivos pessoais e/ou profissionais.
O mais bacana desta travessia de autoconhecimento é ter a possibilidade de conhecer-se a si próprio em busca da SUA verdade, como sugerido pelo livro que citei no início deste artigo.
Agora eu te pergunto: E você? Quais as perspectivas que têm desenhado para sua vida profissional e pessoal? A primeira ação desta busca é a reflexão. Se você parou para pensar sobre este artigo já consegui conquistar meu objetivo.
Em breve nos encontraremos novamente! Até mais!
Nenhum comentário ainda!