Comcap vai checar se pombos põem em risco saúde dos funcionários
Serviço de Medicina e Segurança do Trabalho (Sesmt) da Comcap vai fazer uma vistoria na praia do Abraão.
Iniciativa foi tomada depois de matéria, publicada no Blog do Abraão, mostrar a proliferação de pombos na orla, por conta da alimentação aos pássaros oferecida, principalmente, por um morador do bairro.
A preocupação dos moradores aumentou após matéria sobre a morte de dois homens em decorrência da criptococose, conhecida como “doença do pombo”, no mês passado, em Santos, litoral paulista, publicada no site UOL.
De acordo com a Comcap, em princípio, pela natureza do trabalho de limpeza pública, o contato com essas áreas é eventual e não direto. Mas como ocorrem atividades de remoção, serão feitas abordagens com auxiliares operacionais que trabalhem em locais com possível infestação de pombos.
A médica do trabalho Maria Rosa Pacheco informa que, entre possíveis expostos, serão intensificadas orientações para pessoas que apresentem doenças de base, como asma, bronquite e problemas pulmonares prévios.
De acordo com a gerente do Sesmt, Cléria Winck Dias, a Comcap fornece regularmente equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas e calçados, e uniforme, além de fazer exame periódico de todos os empregados.
Confira as orientações dadas pela bióloga Cíntia Petroscky, do Centro de Controle de Zoonoses de Florianópolis, em matéria publicada no Blog.
Nenhum comentário ainda!