Coqueiros: Se Liga Na Rede constata que 84% dos quase 300 imóveis inspecionados apresentavam alguma irregularidade nas ligações de esgoto
A fiscalização, iniciada em dezembro, incluiu casas, condomínios e estabelecimentos comerciais.
Apenas 24 imóveis já se encontravam regulares na primeira visita e, dentre os 30 retornos marcados, 23 se regularizaram. Assim, em um universo de 284 imóveis inspecionados – descontadas as segundas inspeções –, o primeiro balanço do programa indica 84% de propriedades de Coqueiros com algum tipo de irregularidade nas ligações de esgoto. A taxa tende a diminuir com o tempo, à medida que os moradores vão se regularizando.
“O problema mais comum é ausência de caixa de gordura”, afirma Luan Casanova, engenheiro sanitarista responsável pelo programa. “Todos os pontos geradores de resíduos com gordura, como pias de cozinha e churrasqueiras, devem ser conectados a uma caixa de gordura, e o tamanho dela precisa ser proporcional à quantidade produzida”.
Além da ausência, o subdimensionamento do dispositivo – quando é menor do que a produção de resíduos gordurosos na residência ou no comércio exige – é outra irregularidade comum detectada pelas inspeções do Se Liga Na Rede. Gordura lançada diretamente no esgoto entope a rede pública, causando vazamentos na rua e na calçada.
Para piorar, segundo o engenheiro, foram encontrados “quase que diariamente imóveis com algum ponto de geração de esgoto conectado à rede de drenagem pluvial, o que é considerado crime ambiental”. Uma “contribuição” que “vai acabar atingindo mar, rios e baías de Florianópolis”.
Concluída a inspeção, se o imóvel é considerado irregular, o responsável recebe um documento indicando o que precisa ser corrigido e o respectivo prazo para regularização: de 30 dias, para problemas mais simples, e de improrrogáveis 15, em casos de esgoto na pluvial.
SAIBA MAIS – O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da Prefeitura Municipal de Florianópolis, realizado em parceria com a Casan e executado pela ECHOA Engenharia, que busca promover a correta ligação dos imóveis da cidade à rede coletora de esgoto, atendendo bairros específicos por vez.
Atualmente, o Floripa Se Liga Na Rede encontra-se com as equipes divididas entre o Centro – onde já realizou mais de 2 mil inspeções – e Coqueiros. Desde 2018, o programa passou por Abraão, Bom Abrigo, Ponta das Canas, Canasvieiras e Lagoa da Conceição.
Nenhum comentário ainda!