Maioria das residências do Bom Abrigo tem problemas na instalação da rede de esgoto

Programa chega ao Abraão dia 22
Nesta quarta-feira (03), a Prefeitura de Florianópolis (PMF) e a CASAN apresentaram um balanço do Programa Floripa Se Liga na Rede aos moradores do bairro Bom Abrigo. Passado um mês de trabalho na localidade, 117 das unidades consumidoras foram inspecionadas, sendo que 28 (23,9%) dos imóveis encontravam-se regular e 89 (76,1%) continham pelo menos uma inadequação na instalação de rede de esgoto.
De acordo com o superintendente de Habitação e Saneamento da PMF, Lucas B. Arruda, o quadro é bastante preocupante: “Ainda restam 97 imóveis para serem vistoriados e a gente não sabe ainda que situação vamos encontrar, mas vejam que o Bom Abrigo tem 30 anos de rede de esgoto em operação e somente 23,9% estão ligados de forma regular”.
Os principais problemas detectados foram caixa de gordura sem sifão, lançamento de esgoto na drenagem, lançamento de água da chuva na rede coletora de esgoto, fossa em uso e, o mais grave, não ligação à rede.
Próximo bairro: Abraão
A próxima localidade a receber inspeções do programa será o Abraão, bairro que possui rede em operação desde o início de 2017. Os trabalhos na região devem iniciar a partir do dia 22 de outubro.
Presente no evento, o presidente da Associação de Moradores do Bairro Abraão (Amba), Paulo Rodrigues, manifestou apoio ao trabalho do programa.
Notificação e multa
Com a saída do Floripa Se Liga Na Rede do bairro Bom Abrigo, no dia 19 de outubro, a Prefeitura Municipal de Florianópolis e a Casan vão conceder um prazo de 30 dias para que os moradores que não procuraram ou não quiseram receber as equipes do programa se regularizem. O proprietário que não o fizer, poderá ser penalizado de acordo com a legislação ambiental e sanitária prevista, com multas que podem ultrapassar os R$ 10.000,00.
Sobre o programa
O Floripa Se Liga Na Rede é um programa da PMF e da CASAN e tem por objetivo promover a regularização dos imóveis da cidade em relação ao sistema de esgotamento sanitário. A iniciativa atua de forma coordenada, planejada e em conjunto com outros órgãos do poder público, como Floram e Vigilância Sanitária.
Nesta nova fase do Floripa Se Liga Na Rede, os responsáveis por imóveis que apresentarem alguma irregularidade poderão utilizar o Cartão de Crédito Se Liga Na Rede, da Caixa Econômica Federal. O financiamento, inédito no país, cobre despesas de material de construção e mão de obra, em até 60 vezes.
Fotos: Marcone Tavella
Nenhum comentário ainda!