Melhora a balneabilidade das praias do Continente

Três praias da região Continental voltaram a ser consideradas próprias para banho: da Saudade, do Itaguaçu e das Palmeiras. A informação foi divulgada pelo Instituto do Meio Ambiente de SC (IMA/SC) nesta sexta-feira, 6.
No relatório da semana anterior, todos os balneários do Continente estavam classificados como impróprios.
Mas como uma praia pode mudar de status em apenas uma semana?
A resposta está na metodologia do IMA/SC, que avalia a condição de balneabilidade com base nas últimas cinco amostras: a mais recente combinada com as quatro anteriores, o que torna os resultados mais confiáveis.
As análises verificam a presença da bactéria Escherichia coli (E. coli), presente em fezes de animais de sangue quente e indicador de contaminação das águas por esgoto doméstico, que colocam em risco a saúde dos banhistas.
CLASSIFICAÇÃO:
- PRÓPRIA: quando 80% ou mais das cinco amostras apresentam, no máximo, 800 E. coli por 100 mililitros.
- IMPRÓPRIA: quando mais de 20% das cinco amostras apresentam níveis superiores a 800 E.coli por 100 ml OU se na última coleta o resultado for superior a 2000 E. coli por 100 ml, independentemente dos resultados anteriores.
Nos dois quadros, elaborados pelo Blog do Abraão, é possível ver a evolução dos níveis de E. coli em praias liberadas e as que continuam poluídas.

Os principais destaques são:
- A Praia da Saudade apresenta resultados abaixo de 800 E. coli desde a coleta de 12 de novembro.
- Em 80% das seis amostras analisadas nas três praias hoje liberadas, os níveis ficaram abaixo do limite de 800 E. coli por 100 mililitros.
- Na coleta de 30 de outubro, a Praia da Saudade e vários outros balneários do Continente registraram 24.197 E. coli por 100 ml, o valor máximo possível após o cultivo por 18 horas da bactéria nos laboratórios do IMA. Um fato extremamente preocupante e que merece ser averiguado.
- Pela metodologia do IMA/SC, a Praia do Bom Abrigo continuará imprópria por muito tempo: todas as cinco últimas coletas registraram mais de 800 E. Coli por 100 ml
- A Praia do Meio precisa de apenas um resultado consecutivo abaixo de 800 E. coli para ser considerada própria novamente.
- A Praia do Jardim Atlântico apresentou, na última coleta, um dado bastante positivo: um nível inferior a 800 E. coli.

Atenção: os dados são referentes a um ponto específico de cada praia. Portanto, procure se banhar apenas nesses locais monitorados.
Obs: nas tabelas o Blog do Abraão incluiu a amostra do dia 30/10, mesmo ela não integrando o cálculo do último resultado de balneabilidade, pelos altos índices apresentados, que impactaram todas as praias do Continente e cuja causa deveria ser investigada.
Nenhum comentário ainda!