Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Operação Fio Desencapado apresenta resultados positivos no 1º semestre

05 de agosto de 2025
4
0
Estiveram presentes o MPSC, representantes das Prefeituras de Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, das forças de Segurança de Santa Catarina, como Polícia Militar e Polícia Civil, entre outros órgãos públicos e empresas envolvidas na força-tarefa

Ação integrada apreendeu 7,5 toneladas de cobre e reduziu furtos em 50%, mas criminalidade pode estar migrando para outros bairros do Continente

A Prefeitura de Florianópolis apresentou nesta segunda-feira (4) o balanço do primeiro semestre da Operação Fio Desencapado, com resultados que demonstram a efetividade da ação integrada no combate ao furto de cabos da iluminação pública, à fiação irregular e à receptação desses materiaisao. A reunião foi conduzida pela vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos, no auditório da Guarda Municipal.

Resultados do primeiro semestre

Entre janeiro e junho de 2025, a operação conseguiu:

  • 7,5 toneladas de cobre apreendidas
  • 15 pessoas conduzidas por receptação
  • 10 estabelecimentos interditados
  • 3 armas de fogo retiradas de circulação
  • 6,5 toneladas de material reciclável recolhido
  • 15 operações realizadas em diferentes pontos da Capital
  • 41 autos de infração emitidos

A CELESC confirmou o impacto positivo da operação, registrando redução de 50% nos furtos de fios e cabos elétricos a partir de março, em comparação com os meses anteriores.

Integração regional fortalece resultados

Ação passou a englobar os municípios de São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, via Operação Alta Tensão

A operação, que inicialmente focava apenas em Florianópolis, foi expandida para uma força-tarefa regional envolvendo São José, Palhoça, Biguaçu e Santo Amaro da Imperatriz, seguindo recomendação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

“O trabalho do Ministério Público foi essencial para fomentar a organização e a integração entre instituições”, declarou o promotor Jádel da Silva Júnior, responsável pela expansão regional da operação.

Durante o primeiro semestre, foram fiscalizados 18 ferros-velhos ativos e vistoriados 35 estabelecimentos desativados na Capital.

Migração da criminalidade preocupa autoridades

Apesar dos resultados positivos, a vice-prefeita Maryanne Mattos reconheceu que o sucesso da operação em áreas como o viaduto da comunidade Chico Mendes, no Monte Cristo (também conhecido como “Faixa de Gaza”), pode estar provocando a migração da atividade criminosa para outras regiões do Continente, especialmente para o bairro Abraão e localidades vizinhas.

Esta situação está sendo monitorada de perto pela Prefeitura, de acordo com Maryanne.

Os dados apresentados pela CASAN corroboram essa preocupação. Segundo informações do setor operacional de águas da empresa, houve decréscimo significativo nos furtos em áreas onde a operação atuou intensivamente, mas, paralelamente, foram registrados três roubos de hidrômetros em apenas uma semana no Abraão.

Próxima fase foca nos receptadores

As autoridades anunciaram que a segunda fase da operação terá foco estratégico nos receptadores, considerados elo fundamental da cadeia criminosa. O objetivo é fortalecer o compartilhamento de dados e aprimorar o mapeamento desses estabelecimentos.

“Reconhecer esses impactos e impulsionar a atuação conjunta permitiu apresentar resultados concretos”, avaliou o promotor Jádel da Silva Júnior, destacando que as operações conseguiram evidenciar não apenas crimes pontuais, mas uma rede criminosa organizada envolvida em furtos, receptação qualificada e sonegação de impostos.

A Operação Fio Desencapado continuará com trabalho de inteligência voltado à coleta de informações para identificar e desarticular as redes do comércio ilegal, agora com atenção especial às novas áreas de atuação criminosa no Continente.

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Negócios

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2026 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]