Vamos discutir a poluição das praias do Continente?
A Assembleia Legislativa realiza, nesta quarta-feira, dia 10, uma audiência pública para debater a poluição das praias e suas causas, especialmente na região das bacias Sul e Norte. O encontro ocorrerá na sede do IFSC Continente, em Coqueiros, a partir das 18 horas.
A proposta do encontro, de autoria do deputado Marcos José de Abreu, o Marquito, surgiu após o surto de proliferação de algas registrado em março deste ano, que atingiu São José e praias do Continente.
Esse evento provocou a morte de centenas de peixes e crustáceos, colocando em risco a saúde dos moradores. Até hoje, a causa dessa ocorrência não foi explicada.
A discussão ocorre em um momento extremamente oportuno, quando todos os balneários da região continental estão impróprios para banho, conforme o relatório de balneabilidade divulgado pelo IMA/SC em 1º de julho.
Na tabela, com os dados da coleta realizada dia 26 de junho, é possível verificar que:
1 – Todas as praias do Continente apresentaram mais de 2.000 Escherichia Coli por 100 mililitros quando o tolerado é de até 800. Este resultado, por si só, torna a praia imprópria para banho, independentemente dos resultados verificados nas quatro coletas anteriores.
2 – Em quatro praias, entre elas Bom Abrigo e das Palmeiras, a quantidade de Escherichia Coli alcançou 24.196 por 100 milimetros, o valor máximo possível após o cultivo por 18 horas da bactéria nos laboratórios do IMA/SC.

A coleta foi feita em dia de vento Nordeste, maré Vazante e chuva Moderada
Nenhum comentário ainda!