Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Entrevista prefeito Topazio Neto

18 de abril de 2023
8
0

“Região continental é uma importante rota de desenvolvimento para Florianópolis”

Blog do Abraão – Qual a sua visão da área continental dentro de Florianópolis

Prefeito Topazio Neto – A nossa área continental tem uma característica exclusiva entre todas as regiões que é a conectividade com a região metropolitana. Essa particularidade torna o Continente ainda mais especial e uma importante rota de desenvolvimento para Florianópolis. Já famosa por sua badalação décadas atrás, atualmente os balneários do continente vêm recuperando a divisão do protagonismo com outras áreas da cidade. Nesse sentido, nós como poder público temos olhado para a região com carinho e cuidado, para recuperar e criar novos equipamentos que ajudam a crescer a percepção de espaço turístico e cultural do continente.

Blog do Abraão  – O senhor pode destacar dois projetos que estão em andamento na região continental?

Topazio – Podemos destacar projetos como a Praça dos Cachorros na Coloninha, já em fase final, e a horta comunitária, no mesmo bairro, em que já está sendo realizado o cercamento dos terrenos, limpeza da área e execução da própria horta. Gostaria de ressaltar ainda obras em execução neste momento, que vão trazer mais qualidade de vida aos moradores, como as orlas das praias do Riso, da Saudade e do Meio, a revitalização do Parque de Coqueiros, a construção do Skate Park no Abraão e a iluminação completa em LED da região.

Blog do Abraão  – E dois projetos previstos?

Topazio – Como projetos futuros, posso destacar que iremos implantar na Secretaria do Continente uma central de atendimento ao cidadão, para além da estrutura, com órgãos trabalhando em conjunto para melhor atender a população; além de que posso citar com orgulho que iremos fazer a revitalização de todos os 49 parques e praças da região.

Blog do Abraão  – Os moradores de Capoeiras, o maior bairro do Continente, reclamam da falta de segurança e, também, se sentem esquecidos pelo executivo municipal. Há alguma ação prevista?

Topazio – Sabemos que uma boa iluminação pública auxilia na segurança da população, principalmente à noite, e neste momento estamos finalizando a iluminação de LED em toda a região, inclusive no bairro Capoeiras. Ainda estamos estudando também a implantação de câmeras do Projeto Sentinela, que também abrangerá o Continente, como na entrada dos bairros, áreas públicas de lazer e pontos mapeados com necessidade de aumento da segurança.

Sabemos que uma boa iluminação pública auxilia na segurança da população, principalmente à noite, e neste momento estamos finalizando a iluminação de LED em toda a região

Blog do Abraão  – Como o senhor vê a questão da mobilidade no Continente e como melhorá-la?

Topazio – A região continental tem a vantagem de maiores rotas de desafogamento do trânsito, o que é uma grande limitação na parte da ilha. Mesmo assim, a mobilidade ainda se apresenta como um desafio, e nesse sentido vamos buscar junto ao plano diretor soluções que incentivem a diminuição do deslocamento com centralidades, além do planejamento a longo prazo de ampliação de corredores urbanos. O incentivo de meios alternativos de transporte também se fizeram presentes nos últimos anos, principalmente com a conexão facilitada da região continental com a central a partir da ponte Hercílio Luz e criação de 16,32 kms de ciclovia nos ultimos 5 anos.

Blog do Abraão  A região continental é uma região densamente povoada, conforme pode ser verificado nos mapas que constam nos cadernos do Plano Diretor. Há projetos para criação de novas áreas de lazer em bairros como Capoeiras, Coloninha e Estreito?

Topazio – A região continental já possui 49 áreas de lazer, contemplando praças e parques. Os estudos do Plano Diretor mostram que a região não possui mais espaço para parcelamento de solo, então uma das soluções trazidas é o incentivo à fruição pública, que é a doação de parte de um terreno privado, em troca de índices urbanísticos. Dessa forma, será possível a criação de novos espaços de lazer.

Blog do Abraão  – O saneamento foi eleito uma prioridade máxima em sua gestão. O Bom Abrigo foi o primeiro a receber o Se Liga na Rede, que ficou mais de um mês no bairro. Mesmo assim, a praia continua poluída, conforme atestam semanalmente os relatórios do IMA/SC. Por que isto acontece?

Topazio – Não há atualmente uma forma de obrigar os moradores a se regularizarem, mas por meio do Pacto pelo Saneamento, vamos criar formas de incentivo, como desconto na conta de quem é regular e opção de financiamento para quem deseja regularizar, mas não tem o dinheiro em mãos. 

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]