Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Poluição e mortandade de peixes atinge várias praias do Continente

06 de março de 2024
7
0

Nesta quarta-feira, perto do meio-dia, uma mancha branca e mau cheirosa “invadiu” o canto da Praia da Saudade, nas imediações do Clube Doze.

O que inicialmente parecia ser um caso isolado tomou uma proporção bem maior à medida que o fenômeno foi sendo verificado em outros locais da orla do continente, a exemplo das praias do Meio e do Abraão.

Junto, veio a mortandade de peixes, principalmente baiacus, mais sensíveis à sujeira das águas.

Uma força tarefa foi formada durante o dia para tentar encontrar a causa da poluição, que pode estar fora da Capital, já que o município de São José sofre do mesmo problema.

Em Florianópolis, Casan, Sanear Floripa, Floram e IMA/SC estiveram na Praia da Saudade para verificar in loco a questão. Também uma equipe da Marinha inspecionou o mar à procura de algum vazamento de óleo.

A vistoria foi negativa tanto para a presença de óleo como de extravasamento de esgoto pelo sistema da Casan. “Tanto os medidores de níveis como o funcionamento das bombas nas elevatórias não apresentaram alterações”, disse o engenheiro sanitarista do Setor de Operação e Manutenção de Esgoto da empresa, João Felix. Esta afirmação foi corroborada por testes feitos pelos integrantes do Sanear Floripa.

A CAUSA, ainda não confirmada, pode estar na proliferação anormal de algas. Nesta quarta-feira de manhã, amostras foram coletadas em São José e indicaram a presença de uma floração de dinoflagelados do gênero Karenia, frequentemente associados a mortalidade de peixes e invertebrados marinhos em todo o mundo, inclusive no Brasil.

De acordo com informações divulgadas pelo IMA/SC, os dinoflagelados são algas microscópicas que ocorrem naturalmente em todos os ambientes aquáticos do planeta e têm um papel fundamental na manutenção de toda a vida no planeta. 

Entretanto, em certas condições, algumas espécies podem passar a se multiplicar de forma rápida, em eventos que são chamados de florações. Nem todas as florações são nocivas aos animais, mas quando envolvem espécies prejudiciais, como a Karenia spp., é comum que haja efeitos negativos para peixes, invertebrados e até para o ser humano.

Uma resposta para “Poluição e mortandade de peixes atinge várias praias do Continente”

  1. Nelson M. G. Santiago

    Isto, “A CAUSA, ainda não confirmada, pode estar na proliferação anormal de algas.” pode ser a CAUSA da poluição e mortandade, mas é consequência de algo. A pergunta mais importante para os órgãos que fizeram a inspeção é “O que pode ser a CAUSA da proliferação anormal de algas”?🤔

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]