Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Projeto garante roçagem do Cemitério São Cristóvão e ajuda na reinserção de reeducandos da Penitenciária de Florianópolis

15 de dezembro de 2023
6
0

A primeira tarefa da “equipe” será a roçagem do Cemitério Municipal São Francisco de Assis, no Itacorubi, e depois o de Coqueiros.

Reinserção social
De acordo com Júlio Queiroz, coordenador laboral da Penitenciária de Florianópolis, esse termo de cooperação poderá absorver praticamente todos os reeducandos do regime semi-aberto. Hoje, destaca ele, dos 1,5 mil internos da Penitenciária de Florianópolis menos de 10% estão trabalhando pela falta de oportunidade de emprego.

“Essa parceria é superbacana porque, no geral da Penitenciária, aumenta entre 3% e 4% o quantitativo de reeducandos em serviço e praticamente 100% daqueles em regime semi-aberto, ajudando-os a voltar à vida normal, a trabalhar”, estima o coordenador.

Ajuda à cidade

De acordo com o diretor de Limpeza Pública, Oscar Vasques Filho, o termo de cooperação com a Penitenciária ajuda o município a superar a falta de efetivo em limpeza pública, especialmente na temporada, quando o mato cresce mais rápido, aumentam os vetores de doenças e as demandas de praias. O piloto começará pelos cemitérios municipais e deverá ser estendido para os roteiros de limpeza de vias e de orla.

Os reeducandos, observa o assessor do gabinete da SMLMU Patrick Coelho, estão em fase avançada de ressocialização. Já vivem sem restrição de liberdade e vão cumprir jornada de trabalho de oito horas por dia. Em troca, alcançam remissão de pena de um dia a cada três trabalhados e remuneração de R$ 1,3 mil por mês.

A diretora Administrativo Financeira da Autarquia Comcap, Victoria Araujo, informou que estão sendo providenciados uniformes na cor azul marinho e fornecidos equipamentos de proteção individual (EPIs) e ferramentas para a equipe. Os uniformes, aliás, serão fabricados dentro da Penitenciária.

Meta é a liberdade
Na manhã desta quinta-feira, quando os cinco reeducandos caminharam da Penitenciária ao Cemitério São Francisco, um deles não cansava de olhar, tudo e todos. “Estava há 10 meses trancado, fiquei emocionado. Parece até maluco, ver monte de gente nova, tudo novo, tantas cores, lá dentro só se vê verde, não tem outra cor”, contou o morador de Biguaçu, em referência ao uniforme verde usado pelos detentos.

“O trabalho é muito importante para ressocializar, sair pra rua, ter nova expectativa e já se acostumar com esse novo vínculo e experiência social”, disse o outro, estudante de Nutrição, que se prepara para finalizar a pena em dois meses, quando finalmente poderá recuperar a rotina com a filhinha de quase quatro anos.

Mais chances
Com base em projeto bem sucedido no Continente com 15 reeducandos em limpeza pública, a Prefeitura de Florianópolis estabeleceu esse novo termo com a Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa.

De acordo com Júlio Queiroz, a Penitenciária de Florianópolis chegou a estabelecer cooperação anterior com a prefeitura, mas foi interrompido pela pandemia.

Fotos e dados da jornalista Adriana Baldissarelli, da Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana

3 Respostas para “Projeto garante roçagem do Cemitério São Cristóvão e ajuda na reinserção de reeducandos da Penitenciária de Florianópolis”

  1. Demetrius

    Hey there terrific website! Does running a blog such as this require
    a massive amount work? I’ve very little expertise in programming
    however I was hoping to start my own blog soon.
    Anyways, should you have any recommendations or
    tips for new blog owners please share. I know
    this is off subject nevertheless I simply wanted to ask.
    Thanks!

    My web page; is shrooms bad for you

  2. Shelly

    Yesterday, while I was at work, my cousin stole my iPad and tested to see if it can survive a 40 foot
    drop, just so she can be a youtube sensation. My apple ipad is
    now broken and she has 83 views. I know this is entirely off topic but I
    had to share it with someone!

    my web-site; amanita muscaria mushroom

  3. Keeley

    Its like you read my mind! You appear to know a lot about this, such as you wrote the e book
    in it or something. I believe that you simply can do with a few percent to pressure
    the message home a little bit, but instead of that, this is
    excellent blog. A fantastic read. I’ll certainly be back.

    My blog :: best gold ira companies

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]