Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Saiba como aproveitar todo o potencial dos alimentos

24 de outubro de 2019
0
0

A gastronomia com Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) foi apresentada durante o lançamento do projeto Lixo Zero, realizado no Parque de Coqueiros, no dia 19, no Festival da Primavera.

Todo o dia descartamos inúmeros nutrientes, que poderiam ser aproveitados em receitas deliciosas. São cascas, talos e até sementes, que concentram grandes quantidades de vitaminas, minerais, fibras e nutrientes essenciais para a saúde e para a prevenção de doenças.

Para demonstrar isto, a equipe do Colégio Catarinense apresentou várias receitas de utilização dos PANCs, dentre elas algumas com casca de banana, que permite fazer bolos e também um hambúrguer vegano.

ABAIXO, o Blog publica algumas. Na sequência, uma entrevista com a professora Karen Schmidt Espíndola, responsável pelo Projeto Lixo Zero do Colégio, que fala um pouco sobre este assunto.

BOLO COM CASCA DE BANANA
PANC: casca da banana
Ingredientes: – Cascas higienizadas de 4 bananas – 2 ovos – 2 xícaras (chá) de leite – 2 colheres (sopa) de margarina – 3 xícaras (chá) de açúcar – 3 xícaras (chá) de farinha de rosca – 1 colher (sopa) de fermento em pó
Modo de preparo: Bata as cascas, os ovos, o leite, a margarina e o açúcar no liquidificador, e então acrescente a farinha e o fermento. Asse em forno médio pré-aquecido.
 
SALPICÃO DE CASCA DE MELANCIA
PANC: entrecasca da melancia
Ingredientes: – 2 colheres (sopa) de salsa – 1/4 de xícara (chá) de cebola – 1 e 1/2 xícara (chá) de salsão cortado – 300 g de peito de frango – sal a gosto – 5 xícaras (chá) de casca de melancia ralada – 1 limão – 1/2 xícara (chá) de maionese
Modo de preparo: Lave muito bem a casca da melancia, e então rale-a finamente. Ferva as cascas raladas em uma panela com água e sal até ficarem macias. Enquanto isso, cozinhe o peito de frango, desfie e reserve. Corte, em fatias, a cebola e o salsão. Pique a salsa e misture tudo em um recipiente. Tempere com o sal, o limão, e adicione a maionese. Misture bem e sirva frio.
 
GELÉIA DO ALBEDO DO MARACUJÁ
PANC: albedo do maracujá – corresponde ao mesocarpo do fruto, aquela parte branca logo abaixo da casca.
Ingredientes: – 10 maracujás grandes – açúcar (aprox. 400g) – 6 maçãs grandes
Modo de preparo: Lave os maracujás, separe a polpa e coe para separar as sementes. Leve as cascas dos maracujás para cozinhar em panela de pressão por 20 minutos ou em panela comum. Despreze a água do cozimento e leve para cozinhar novamente em água. Isso ajudará a remover o amargo da parte externa (amarela) do fruto. Se desejar, cozinhe apenas o albedo, removendo a casca amarela. Com uma colher, raspe a polpa branca (albedo) das cascas já cozidas e bata no liquidificador com o suco obtido da polpa. Junte o açúcar e leve ao fogo para cozinhar. Retire a casca das maçãs, corte em pedaços e bata no liquidificador. Acrescente as maçãs ao doce de maracujá que está na panela. Cozinhe até dar ponto à geleia. Se necessário, acrescente um pouco mais de açúcar.
 
HAMBÚRGUER DE CASCA DE BANANA, MAÇÃ E CENOURA
Ingredientes: Cascas de 4 bananas lavadas – Casca de 1 maçã – 1 cenoura com casca – 1 cebola pequena – 1 ovo – 1 xícara de farinha branca – 1/2 xícara de farinha integral – 1/2 xícara de óleo – 2 dentes de alho – Orégano, cominho e sal a gosto
Modo de preparo: Leve ao forno as cascas da maçã e da cenoura. Deixe secar por 40 minutos. Bata no liquidificador o óleo, o ovo, as cascas de banana, a cebola, o alho e os temperos. Acrescente as cascas desidratadas de cenoura e maçã. Coloque a mistura em um recipiente e acrescente as farinhas. Molde os hambúrgueres e leve-os ao forno quente por aproximadamente 35 minutos.
As receitas que constam nesta matéria fazem parte do livreto Delícias Sustentáveis, publicado pelo Colégio Catarinense, e disponível no site da instituição.

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]