Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Saiba como o bairro Abrão virou Abraão

21 de maio de 2017
1
0

A origem do nome não tem nada a ver com a história do profeta bíblico Abraão – pelo menos não até 1999, quando a então prefeita Ângela Amin assina em julho daquele ano a Lei nº 5504, que divide a cidade em bairros e define os seus respectivos limites.

Conforme o pesquisador Nereu do Vale Pereira, autor de inúmeros livros sobre a história de Florianópolis e os costumes de seus moradores, o nome está relacionado à palavra ABRA, que em termos geográficos significa: “entrada de mar em terra, de menor proporção que uma baía, que oferece abrigo para que os barcos possam atracar e abastecer”.

Como era uma Abra bastante extensa, os moradores costumavam denominá-la de um “Abrão”. “Em todos os mapas antigos, é assim que está grafado o nome desta localidade”, assegura Vale Pereira. Ele lembra que, até o final de década de 50, o bairro hoje conhecido como Bom Abrigo integrava o Abrão. A Praia de Furnas, por exemplo, se estendia do final de Coqueiros até o Rio Araújo, que separa os municípios de Florianópolis e São José.

Foto do Abraão, possivelmente de 2010 – Fonte: http://floripendio.blogspot.com.br/2010/06/florianopolis-dados-e-historia.html

Mas então, como o Abrão virou Abraão?

Para entender isso, ainda de acordo com professor Vale Pereira, é preciso resgatar a história do hoje Bairro Bom Abrigo – cujo nome remete a um loteamento iniciado na virada da década de 40 para 50, por Almir Saturnino de Brito e Coronel Américo Silveira D`Ávila. Um dos primeiros moradores a construir uma casa nesse loteamento foi o pai do ex-governador Esperidião Amin, um palestino-libanês bastante religioso.

“Ele sempre defendeu a mudança para Abraão, repetindo o processo por que passou o próprio profeta em sua trajetória”, diz. Para quem se lembra, pela obediência e fé do primeiro patriarca do povo de Israel, que aceitou sacrificar o próprio filho em nome do Senhor, Deus trocou seu nome de Abrão (em hebraico Abram), que significa “grande Pai”, por Abraão (em hebraico Avraham), que significa “pai de muitos”. Conforme trecho da Bíblia: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto” – Gênesis 17:5

Na visão de Vale Pereira, esta posição acabou pesando na hora em que sua nora, a prefeita Ângela Amin, mandou o projeto de lei sobre os bairros para a Câmara de Vereadores. A equipe técnica formada para embasar a lei tinha como sugestão o nome Abrão e não Abraão.

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]