Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Lutando pela vida – Programa Saúde sem Quedas

12 de novembro de 2023
10
0

* Professora Dra. Deyse Borges Machado

 Pessoas que estudam o envelhecimento humano deparam-se com uma infinidade de aspectos a respeito desta fase do ciclo da vida. Dados demográficos atuais trazem uma estimativa de que, em 2050, 30% da população do país será idosa. Isso aumenta necessidade de cuidados com a saúde desta faixa etária.

 Como o processo natural de envelhecimento acarreta uma série de desafios precisamos estar atentos, pois declínios relacionados as condições biopsicossociais irão afetar toda a vida do idoso.

Decorrente destes aspectos, aumenta o risco de ocorrência de quedas. Elas são multifatoriais, isto é, estão relacionadas a diferentes aspectos. Os aspectos intrínsecos estão associados as nossas características físicas e os extrínsecos são os fatores externos. Com relação aos fatores extrínsecos, por exemplo, o risco se eleva quando

  • o idoso é sedentário
  • tem hipertensão não controlada
  • há o uso inadequado de alguns tipos de calçados ou casas não adaptadas para segurança.

 Quando o idoso é avaliado quanto a estes aspectos, além dos testes clínicos e funcionais que são realizados, conseguimos estabelecer seu risco de queda.

 Além disso existe o Ciclo da Queda que acaba potencializando um agravamento do risco de cair. Algumas pessoas que caem ficam mais introspectivas, movimentam-se menos, permanecem mais tempo sentadas.

 Desta forma sua condição biospsicosocial é afetada, o que repercute na ocorrência de novas quedas. Existem pessoas que tem medo de cair outras não. Depende de uma série de aspectos relacionados a percepção corporal e vivências relacionadas à segurança e saúde.

 Dez anos atrás iniciamos no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte da Universidade do Estado de Santa Catarina a desenvolver um trabalho com a comunidade com o tema Avaliação e Prevenção do Risco de Quedas. Este projeto expandiu-se e hoje caracteriza o Programa Saúde sem Quedas, no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão com a comunidade.

 Após divulgação do Programa (Instagram: @saudesemquedas), os idosos são convidados a manifestar seu interesse voluntário em ter seu risco de queda avaliado e a participar de um programa de treinamento para prevenir a possibilidade de cair.

São agendadas as avaliações após encaminhamento clínico para participação do programa. Estas são determinantes no planejamento das intervenções.

 O Saúde sem Quedas abrange os seguintes aspectos:

 • Avaliações (Pré e Pós-Intervenções)

 • Educação em Saúde • Treinamento Físico Presencial

 • Treinamento Físico – exercícios domiciliares

• Eventos e Encontros Científicos sobre o tema

 Todas as atividades são realizadas no período vespertino no CEFID/UDESC, localizado no Bairro de Coqueiros.

 Queda é um evento inesperado, é um acidente. Pode ocorrer, por exemplo, após um tropeço, um escorregão ou até mesmo perda de equilíbrio.

 Fale a respeito, converse com sua família, converse com seus amigos, converse com os profissionais da saúde. Crie em conjunto estratégias que diminuam o risco de cair. Previna seu risco de quedas. Seja fisicamente ativo e melhore sua qualidade de vida. Cuide de você mesmo.

Deyse Borges Machado é coordenadora do Programa de Extensāo Saúde sem Quedas e do Laboratório de Biomecânica do CEFID/UDESC. Possui Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994), Doutorado em Biomecânica pela Universität Konstanz (1999) e Post-Doc pela Universität Duisburg-Essen (2005), ambas na Alemanha. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Biomecânica no período 2005-2007.

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]