Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Novembro Azul: homens precisam investir na prevenção, diz especialista

12 de novembro de 2023
10
0

Em 2023, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o país deve registrar 71.730 novos casos de câncer de próstata e 21.970 de intestino (cólon e reto). Em terceiro, ficam os tumores de pele não melanoma.

“Ainda existe muito preconceito com a questão do toque e da colonoscopia, que são exames de prevenção que fazem toda a diferença no tratamento”, destaca o médico. O profissional explica que os exames não machucam, não ferem a masculinidade e são indispensáveis na prevenção e descoberta de doenças, como o câncer de intestino.

Conforme ele, é crescente o número de homens que, incentivados pelo Novembro Azul, procuram ajuda médica para ter uma avaliação global de sua saúde. Um dado extremamente positivo, já que pesquisa recente da Sociedade Brasileira de Urologia mostrou que apenas 32% dos homens acima de 40 anos se consideram muito preocupados com a sua própria saúde, e que 46% deles só vão ao médico quando sentem algo.

Prevenção

Como em qualquer doença, quanto antes for feito o diagnóstico, maiores são as chances de tratamento e de cura. “É preciso compreender que exames como do toque, combinados com o de sangue e imagem, ajudam muito no diagnóstico precoce da doença. Assim como a colonoscopia, que possibilita a identificação e a retirada de lesões no intestino já durante o procedimento”, Nelson Cathcart Jr.

Câncer de intestino

A recomendação, segundo o profissional, é de que as pessoas realizem o exame na idade entre 45-50 anos, mesmo não apresentando nenhum sintoma. No entanto, quem tiver algum registro desse tipo de câncer na família, é indicado que ele seja realizado antes.

O médico destaca alguns fatores de risco que podem desencadear a doença no intestino, como obesidade, sedentarismo, consumo frequente de álcool e tabaco, baixo consumo de fibras.

“Além da prática de atividades físicas, que ajudam a manter o controle do peso, consumir fibras como frutas e vegetais frescos, evitar o cigarro e o excesso no consumo de carne vermelha e bebidas alcoólicas ajudam na prevenção da doença”, recomenda Nelson Cathcart Jr.

Uma resposta para “Novembro Azul: homens precisam investir na prevenção, diz especialista”

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]