Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Sobram fios nos postes da Celesc

20 de março de 2017
0
0
Alguns postes de iluminação da Celesc são verdadeiros emaranhados de fios, que enfeiam a paisagem. Até parecem obras de arte de um artista sem muito talento. Um exemplo disso é o poste que fica praticamente em frente à Igreja Senhor Bom Jesus, na esquina da Rua João Meirelles com a Servidão Bom Jesus de Igauape.

Antes de criticar a Celesc, porém, é bom saber que a culpa pode estar em outro lugar. Nesse caso, com as operadoras de telefonia e de televisão a cabo.

Para entender melhor esta história, o blog do Abraão entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da empresa e enviou uma foto deste poste. O chefe da Divisão Técnica da Regional Florianópolis, Adriano Luz, respondeu que os fios são mesmo de compartilhadoras.

Ele destacou que, neste caso, muito provavelmente o poste foi deslocado pela Celesc para algum atendimento e as compartilhadoras não compareceram ao desligamento e ainda não realizaram a devida adequação das suas redes.

A Celesc encaminhou o caso à compartilhadora Oi para as devidas explicações.

SAIBA MAIS

O compartilhamento dos postes entre as distribuidoras de energia elétrica e as operadoras de telecomunicações é uma determinação da Aneel e da Anatel, norteado por regulamentação específica. Por meio da assinatura de um contrato, as compartilhadoras alugam espaço da faixa de compartilhamento da Celesc e são as responsáveis pela manutenção de seus cabos.

Quando os cabos oferecem riscos e estão abaixo do nível estabelecido em normativa, a Celesc comunica todas as compartilhadoras por e-mail, concedendo prazo de 30 dias para regularizar. Quando o risco é muito grande, ela concede prazo de 24 horas, antes de realizar o seccionamento de cabos.

De acordo com a Assessoria de Comunicação, a Celesc é bastante criteriosa neste processo para não prejudicar a população com a interrupção dos serviços de internet, de TV a cabo e de telefonia convencional. Por não ser responsável pela fiação das compartilhadoras, não detém conhecimento sobre quais cabos estão ativos ou em desuso e essa situação é sobremaneira difícil de ser administrada pelas distribuidoras em todo o País.

A Celesc tem feito esforços no sentido de reduzir os impactos de tal situação, mas o poder de controle e fiscalização é limitado. Para auxiliar nesse processo, o consumidor poderá ligar para o número 0800-48-0196 e denunciar a ocorrência de situações irregulares.

Uma resposta para “Sobram fios nos postes da Celesc”

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]