Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Continua a mortandade de peixes e crustáceos, como siri, na orla do Continente

19 de março de 2024
3
0

Nesta segunda-feira, dia 18, centenas de siri apareceram na Praia do Abraão. “Eles pareciam estar pedindo socorro, agarrados aos tubos de drenagem e subindo nos pilares do trapiche”, conta o morador Adriano Antenor Campos . Também foram verificados peixes mortos na areia.

Os pescadores acreditam que a mortandade se deve ao cultivo de algas comestíveis no Ribeirão da Ilha, que estariam se desprendendo de um dos criadouros e se espalhando pela baía. “Estou pressentindo um cheiro de calamidade ambiental no ar. Tenho cinquenta anos, nasci na beira da Praia do Abraão, e nunca vi algo parecido”, afirma Adriano. “O problema é muito sério”.

O gerente de Laboratório e Medições Ambientais do IMA/SC, Marlon Daniel da Silva, afirma que ainda persiste a floração das algas na parte continental, que conta com o gênero Karenia, capaz de provocar a morte de peixes. De acordo com ele, não há neste momento como relacionar o que aconteceu no Abraão com o cultivo de ostras e mariscos no Ribeirão da Ilha, mas o caso vai ser verificado pelo grupo formado para verificar a poluição que atinge áreas do continente.

Ele destaca a necessidade de evitar o contato com a água do mar (banhos) e o consumo de pescados, crustáceos e moluscos.

A floração de algas ou outros organismos foi detectada na primeira semana de março e, passados quase 20 dias, o evento continua a ser verificado na orla da região continental. O grupo criado para monitorar e pesquisar o evento prossegue colotando amostras e fazendo análises.

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]