Ir para o conteúdo principal
  • Ori Boteco

Autismo: Richard, um exemplo de superação

24 de março de 2024
7
0

Quando o seu filho Richard fez um ano e meio de idade, Rosi Machado decidiu levá-lo a um neurologista no Hospital Infantil, aconselhada por uma prima, que era fonoaudióloga. Ela estranhava que o seu bebê ainda não caminhava, nem falava e, também, chorava e gritava muito. “Ele ficava boa parte do tempo se balançando e mexendo as mãos”, conta Rosi

Foi apenas com o segundo especialista, e depois de uma série de exames, que veio o diagnóstico: Richard tinha transtorno do espectro autista (TEA), em nível 3, considerado o mais severo.

A partir daí, começou um longo caminho, muitas vezes penoso, mas sempre marcado pela vontade de Richard em superar suas limitações e pelo apoio incondicional da mãe.

“Fiz tudo o que podia para que ele se relacionasse com os outros: levava ao circo, teatro, cinema, praia e o incentivei a fazer cursos, como pintura, coral, flauta e outros”, lembra-se Rosi, que vive com o filho numa modesta casa no Bairro Abraão, na região continental de Florianópolis.

Talvez por causa de tantos passeios, a maioria feita usando o transporte coletivo, é que o menino desde cedo se apaixonou por ônibus, se tornando um “busólogo”. E utilizou os ensinamentos do curso de pintura para fazer belos quadros, que tiveram tanto sucesso que lhe permitiram comprar à vista o seu primeiro notebook, no Magazine Luiza.

EVOLUÇÃO – Somente aos três anos, Richard conseguiu pronunciar as primeiras palavras e, aos quatro anos, a caminhar. Diante desse quadro, seria normal a qualquer pessoa fazer uma projeção pessimista em relação ao seu futuro. Mas ele surpreendeu a todos: se alfabetizou na Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), onde cursou até a terceira série, fez da quarta à oitava série no Centro Educacional Interativo, em São José, e o segundo grau no Aderbal Ramos da Silva. Não satisfeito, passou no vestibular e hoje cursa a Faculdade de Publicidade e Propaganda na Estácio de Sá.

Desde 2017, Richard trabalha na Clínica Santa Helena. Nos dois primeiros anos como jovem aprendiz e, atualmente, como auxiliar administrativo.

Richard fala um pouco de sua trajetória
Busólogo, Richard desde criança é um apaixonado por ônibus
Richard, autista, planeja fazer em Florianópolis um grande encontro dos aficcionados por ônibus

Vale lembrar que no dia 2 de abril, desde 2007, é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

Observação, o vídeo em que Richard fala sobre a sua trajetória foi feito em 2023, ou seja, ele vai se formar em Publicidade e Propaganda este ano.

Uma resposta para “Autismo: Richard, um exemplo de superação”

  1. Humberto Luz Oliveira

    Que show Richard, uma verdadeira lição de vida e um exemplo de resiliência para todos nós em desistir de nossos sonhos e objetivos.

    Desejo todo o sucesso Richard, que teus sonhos ganhem asas!
    Absss

Seu endereço de E-mail não será publicado.

  • Grupo de Whats

Mais sobre o Blog do Abraão

Mais sobre o Blog do Abraão

Somos um portal de comunicação focado na região continental de Florianópolis. Uma área que ocupa menos de 3% do território da Capital, mas que é responsável por 15% do IPTU arrecadado e endereço de 17% das pessoas jurídicas registradas no município.

Saiba mais
  • Rota dos Pets

Parceiros

  • Campeiro
  • faca o bem que voce pode
  • Ori boteco
  • Rota dos Pets
Para participar clique aqui.

Siga o Blog do Abraão no Whatsapp

Fique por dentro do que acontece na região continental de Florianópolis.

Para participar clique aqui.
© 2024 Blog do Abraão. Todos os direitos reservados.
Site por [Alvetti]